quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fúnebre ética jornalística


Qual é o limite entre um jornalismo ético e a manipulação da verdade? Mesmo que não deixe de ser a verdade, o que é verídico pode ser maquiado e faz-se entender, literalmente, o que não é.

A edição do dia 30 de maio de 2011 da revista Época traz na matéria da capa informações sobre o estado de saúde da presidenta Dilma Rousseff, baseadas em laudo médico, que o veículo alega ter acesso. Vem ilustrada com uma foto, que, no mínimo, pode ser descrita como mórbida, em que ela está com os olhos fechados em um fundo preto, como se estivesse morta em um caixão. A chamada diz que o seu estado de saúde ainda exige cuidados e ao ler a matéria, podemos concluir que Dilma “vai de mal a pior”.

O referido laudo médico, feito por profissionais respeitados na área e baseado em uma série de exames feitos por Dilma, garante que a broncopneumonia que a levou ao hospital Sírio-Libanês no dia 30 de abril de 2011 está totalmente curada. “Do ponto de vista médico, neste momento a Sra. Presidenta apresenta ótimo estado de saúde.”. Foram as palavras utilizadas pelos médicos.

Um veículo midiático jornalístico, tem como sua maior obrigação veicular informações verídicas de interesse público e ser pautado em um discurso ético. Não seria necessário citar as informações errôneas para questionar a ética da revista em questão. A foto utilizada na capa nos remete a ideia de morte, e nos leva a crer que Dilma Rousseff está “com o pé na cova”.

A matéria não causou revolta apenas no meio jornalístico. O Deputado Brizola Neto publicou em seu blog “Tijolaço”: “Essa é a “ética” dos nossos grandes meios de comunicação. Não precisam de fatos, basta construírem versões, erguendo grandes mentiras sobre minúsculas verdades.”.

A Época é um veículo direcionado a todas as classes e, desdenha a capacidade de apuração de todos os brasileiros. Muito além das consequências políticas, fere a ética jornalística. Utiliza informações verídicas e uma fotografia que não foi modificada com finalidades empresariais, criando um contexto melodramático e exagerado. Não respeita o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem da cidadã Dilma Rousseff. Não respeita o direito à informação verídica e apurada de todo cidadão. Não edifica sua conduta dentro dos valores humanos.

É inconcebível que um veículo de tão grande acesso crie um espetáculo se aproveitando dos problemas pessoais de uma figura pública. Como disse a jornalista Conceição Lemes, do jornal PlanetaOsasco, “O nosso compromisso de jornalistas é com a informação ética. O do médico é única e exclusivamente com o seu paciente, famoso ou anônimo. Hospital não é palco, doença não é espetáculo midiático nem paciente, escada. Esse show tem que parar.”

Bárbara Andrade



2 comentários:

  1. A pergunta que me vem a cabeça é: A revista Época precisa mesmo deste tipo de sensacionalismo para vender????
    Não será possível basear suas vendas na divulgação de notícias relevantes?
    Todos os meios de comunicação têm de apelar? tem que ter um que de fofoca exclusiva, de intimidade forçada, de intromissão passiva na vida alheia??!!!
    Eu particularmente penso: O que isto vai trazer de relevância em minha vida?
    O fato é que a presidente esteve doente e já sarou, já está trabalhando e tals.....pq não falar do dinheiro que está sendo desviado ou gasto inadequadamente?

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  2. Melissa, em primeiro lugar, obrigada por comentar.
    A nossa proposta com este blog é justamente desenvolver nas pessoas a capacidade de entender o que é o interesse-público, o que é relevante.
    Na realidade atual são muitos meios de comunicação, muita informação, e é importante que se saiba apurar o que realmente é notícia, e educar-se para entender o que deve ser absorvido e descartado.
    É obrigação da mídia prestar contas ao seu consumidor, e este consumidor deve saber o que é um "bom jornalismo", até mesmo para poder reclamar.
    Nos satisfaz ver que o blog faz as pessoas pensarem e ajuda a criar o senso crítico que é essencial a todas as pessoas que consomem informação.
    Equipe Mídia em mesa

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