quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reportagem sobre escândalo na merenda mostra bom exemplo de jornalismo

       Neste domingo, 8 de maio , dia das mães o programa semanal fantástico, exibiu uma reportagem sobre a merenda nas instituições publicas de ensino, para tanto a produção passou por varias cidades do interior do pais, do nordeste ao centro oeste, em um mês de apuração a equipe encontrou situações criticas em muitas escolas, comida estragada, vencida, armazenada sem qualquer cuidado e com a presença de animais, cenas absurdas de total descaso das autoridades publicas.
Ainda como se não fosse o bastante, acompanhada de tais denuncias surgiram diversas outras de desvio de dinheiro por parte das autoridades responsáveis pela alimentação escolar, uma série de prefeitos que ao invés de cuidar do dinheiro publico o desviava.
A reportagem de conteúdo forte rendeu uma parte dois no matutino Bom Dia Brasil, no dia após sua exibição no programa global, com direito a entrevista com um repórter que participou da matéria e comentários de Alexandre Garcia.
A apuração de tais fatos feita durante um período mais prolongado e com uma abrangência geográfica muito interessante, caracteriza um jornalismo cada vez mais raro de caráter investigativo no qual o jornalista produz a noticia ao ir atras de um fato que todos sabem de sua ocorrência mais ninguém se manifesta, o programa Fantástico já havia realizado reportagens de tal cunho como a que uma equipe rodou o pais averiguando prisões.
Do ponto de vista jornalistico é interessante notar nesta reportagem a presença de alguns critérios de noticiabilidades: como a polêmica, impacto, dramatização, que sem duvida vendem a matéria e mexem com o sentimento de qualquer “cidadão de bem” elevando a audiência, ou seja todo velho aparato midiático de enquadramento.
Só que dessa vez tais recursos são usados em prol de algo realmente importante, que pode gerar ecos na sociedade e talvez mudanças, e é essa uma das obrigações do jornalismo, e sendo o programa Fantástico quase que todo voltado para o entretenimento e matérias de primeira hora, tal trabalho merece respeito e repercussão.
A única ressalva que deve ser feita é que faltou a reportagem procurar escolas onde a merenda é de qualidade, para comparação e também para dar créditos a pessoas que trabalham duro todos os dia para que estudantes do pais inteiro possam estudar sem terem que se preocupar com a alimentação.

Lucas Lima  

Nenhum comentário:

Postar um comentário